sexta-feira, 20 de abril de 2012

Moçambique: Fundos para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em África



Moçambique: Fundos para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico em África









Maputo - O Conselho de Administração do Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional, reunido na sua 138ª Sessão, aprovou uma verba de mais de 46 milhões de USD, em novos empréstimos, e uma doação para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico nos países de África.



Foram contemplados seis países africanos, nomeadamente o Malawi, Lesoto, Congo, Senegal, Chade e Serra Leoa.



A Republica de Chade recebeu 12 milhões de dólares USD. O valor vai ser aplicado para a reabilitação da estrada de Massakory-Ngouri-Bol, numa extensão pavimentada de 99 km de comprimento, para melhorar as oportunidades de comércio do país e impulsionar o acesso aos serviços sociais e aos mercados para cerca de 800 mil pessoas que vivem em 40 aldeias.



Quanto à República do Congo, a verba estimada em 5 milhões de dólares USD vai servir para a conclusão da segunda fase das obras do Hospital de Blanche Gomes.



O hospital prevê expandir serviços de cuidados materno/ infantis, localizado na capital Brazzaville, através da construção e aquizição de novo equipamento.



Para Lesoto, foram aprovados 3 milhões de dólares USD, para financiar as obras da barragem de Metolong, que compreende a construção de diques, estações de bombagem e infra-estruturas relacionadas, para oferecer fontes de água fiáveis a cerca de 300 mil pessoas, na capital Maseru e em três cidades periféricas.



No Malawi, foi aprovado um valor estimado em 10 milhões de dólares USD, para suportar as despesas do programa de melhoria económica e do meio de subsistência rural.



O projecto visa fortalecer e melhorar os sistemas de articulação dos agricultores para valorizar as cadeias e estabelecer sistemas mais eficientes de produção, transporte, armazenamento, processamento e comercialização e, ao mesmo tempo, aumentar os rendimentos e os padrões de vida.



Quanto ao Senegal, com 6 milhões de dólares USD, tem como prioridade o projecto do hospital de Dalal Jamm, uma unidade de referência com capacidade para 300 camas que irá servir mais de 1,4 milhões de habitantes da área metropolitana de Dakar.



Serra Leoa vai receber, da OFID, 10 milhões de dólares USD, para reabilitar a estrada de Matotoka-Yiye, cerca de 70 km que atravessa áreas agrícolas importantes, melhorando assim o transporte de produtos e matérias-primas, bem como as ligações aos serviços sociais para cerca de 960.000 pessoas.



Um comunicado da OFID, enviado à redacção da PNN, refere que, além do empréstimo orçado em 46 milhões de dólares USD, a instituição aprovou igualmente uma doação avaliada em 600 mil dólares USD, que irá ajudar a actualizar o Centro de Radiação e Isótopos em Khartoum, no Sudão, o maior centro de radioterapia daquele país africano.



Desde a sua criação, o OFID já contribuiu com mais de 13,8 bilhões de dólares USD no desenvolvimento de concessões de grande necessidade, financiando 132 países em desenvolvimento em todo o mundo, sendo dada prioridade aos países mais pobres.



(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog