quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tribunal aprovou a vitória de José Maria Vasconcelos nas eleições presidenciais no Timor Leste









O Tribunal de Apelações do Timor-Leste aprovou nesta terça-feira a vitória do outrora guerrilheiro e chefe das Forças Armadas do país, José María Vasconcelos, nas eleições presidenciais realizadas entre março e abril.



Vasconcelos, conhecido em seu país como "Taur Matan Ruak" ("Dois olhos vivos"), assumirá a Presidência no lugar do histórico político e Nobel da Paz José Ramos-Horta, derrotado no primeiro turno do pleito.



O Tribunal de Apelações confirmou por meio de uma nota oficial os resultados preliminares fornecidos pela Comissão Eleitoral, que atribuiu a Vasconcelos 61,2% dos votos no segundo turno disputado contra Francisco Guterres "Lu Olo", outro antigo membro da resistência contra a ocupação indonésia.



Vasconcelos, 55 anos, disse durante a campanha eleitoral que, se vencesse, se ocuparia dos veteranos, das pessoas da terceira idade e da juventude desempregada, além de ampliar os direitos da mulher.



O novo presidente também projeta impulsionar o desenvolvimento das áreas rurais, onde reside a maior parte dos habitantes (1,1 milhão) do Timor-Leste. Entre suas promessas, destaque para a ideia de estabelecer o serviço militar obrigatório a fim de reduzir o desemprego entre a juventude.



O cargo de chefe de Estado do Timor-Leste é fundamentalmente representativo, e os poderes executivos recaem na figura do primeiro-ministro, cargo que atualmente é ocupado por Xanana Gusmão.



A antiga colônia portuguesa, que esteve ocupada pela Indonésia durante cerca de um quarto de século, declarou formalmente sua independência em 20 de maio de 2002.





Mais notícias de Ásia »

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog