quinta-feira, 26 de abril de 2012

L'Esprit Nouveau nas estantes de Mario de Andrade

 

 L’Esprit Nouveau e Mário de Andrade

Por Da Redação - agenusp@usp.br

Do USP Online



A Editora Humanitas lançou neste mês de abril a obra L’Esprit Nouveau nas estantes de Mário de Andrade (Humanitas, 2012), de Lilian Escorel. Este livro recupera e analisa o diálogo de Mário de Andrade com L’Esprit Nouveau, mensário internacional de estética publicado em Paris de 1920 a 1925. Projeto do pintor francês Ozenfant, do arquiteto suíço Le Corbusier e do poeta belga Paul Dermée, L’Esprit Nouveau teve entre seus assinantes o escritor brasileiro, que reuniu a coleção completa de 28 números.



Crivada de anotações marginais deste especial leitor, a revista francesa é ponto alto na marginália mariodeandradiana, ao revelar-se matriz da teoria estética consolidada por ele no início dos anos 1920 e guardar manuscrito, em fragmento, do poema “Tu” em “Pauliceia Desvairada”, livro marco do modernismo no Brasil. Em duas partes, “A revista francesa L’Esprit Nouveau na formação das ideias estéticas e da poética de Mário de Andrade” e “Um diálogo de Mário de Andrade leitor”, o livro apresenta um ensaio crítico e a classificação seguida da transcrição de todas as notas marginais. Traz, no fim, o Índice das matérias no mensário.



O obra encontra-se disponível para venda no site e na Livraria Humanitas-Discurso, que fica na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.



Mais informações: (11) 3091-3728/3091-3796; email editorahumanitas@usp.br ; site www.editorahumanitas.com.br



 a Agência

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1975 - 1º andar

CEP 05581-001 - São Paulo - Brasil

+55 11 3091-4411 - E-mail: agenusp@usp.br








© 2000-2012 Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog