quarta-feira, 18 de abril de 2012

Festival de pontos cantados de Umbanda



No ritmo do axé de umbanda





Festival irá selecionar pontos de umbanda para gravação de CD com objetivo de registrar cultura oral musical da comunidade

Mariana Cerigatto
com Redação









Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura popular oral e musical que a comunidade bauruense de umbanda produz, o Instituto Cultural Aruanda (ICA) de Bauru, por meio do Programa de Lei de Estímulo à Cultura do município, pretende reunir em um CD de áudio pontos cantados de umbanda.



Para isso, o ICA convida terreiros, tendas e centros umbandistas a participar do Festival “Cantos e Pontos”, a ser realizado no próximo dia 22. O evento fará a apresentação de pontos cantados para seleção e posterior gravação de CD, também intitulado “Cantos e Pontos”. Mas, para participar do festival, os interessados devem se inscrever até o dia 18, conforme regulamento divulgado pelo ICA.

O

Festival será aberto ao público e ocorrerá das 14h às 19h do dia 22, na sede do ICA, localizada na rua Albuquerque Lins, 6-24, na Vila Falcão. No evento, haverá uma comissão julgadora, composta por um representante acadêmico, um artístico e um componente da Secretaria Municipal de Cultura, que avaliará e selecionará os pontos.



Em seguida, as instituições eleitas pela comissão avaliadora gravarão no estúdio Odoyá a faixa que irá compor o CD. Os CDs estarão disponíveis para venda no ICA no início de 2013. Vale ressaltar que o projeto “Cantos e Pontos” tem o acompanhamento da professora doutora Dalva Aleixo.



Os pontos cantados são cantigas, algumas com quase 100 anos, transmitidas oralmente nos terreiros e executadas pelos ogãs (instrumentistas que cantam e tocam as corimbas). “Aguardamos a confirmação das entidades umbandistas na participação do evento para que seja possível compartilhar o axé da umbanda e apreciar os talentos de nossos irmãos, valorizando nossa religião dentro da cultura popular brasileira”, salientou a gestora cultural do ICA, Júlia de Lucca.







•Serviço





Festival “Cantos e Pontos” no dia 22 de abril, das 14 às 19h, na sede do ICA (rua Albuquerque Lins, 6-24, Vila Falcão). Interessados em se apresentar no Festival devem se inscrever no evento até dia 18. Informações: (14) 9788-2564.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog