No ritmo do axé de umbanda
Festival irá selecionar pontos de umbanda para gravação de CD com objetivo de registrar cultura oral musical da comunidade
Mariana Cerigatto
com Redação
Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura popular oral e musical que a comunidade bauruense de umbanda produz, o Instituto Cultural Aruanda (ICA) de Bauru, por meio do Programa de Lei de Estímulo à Cultura do município, pretende reunir em um CD de áudio pontos cantados de umbanda.
Para isso, o ICA convida terreiros, tendas e centros umbandistas a participar do Festival “Cantos e Pontos”, a ser realizado no próximo dia 22. O evento fará a apresentação de pontos cantados para seleção e posterior gravação de CD, também intitulado “Cantos e Pontos”. Mas, para participar do festival, os interessados devem se inscrever até o dia 18, conforme regulamento divulgado pelo ICA.
O
Festival será aberto ao público e ocorrerá das 14h às 19h do dia 22, na sede do ICA, localizada na rua Albuquerque Lins, 6-24, na Vila Falcão. No evento, haverá uma comissão julgadora, composta por um representante acadêmico, um artístico e um componente da Secretaria Municipal de Cultura, que avaliará e selecionará os pontos.
Em seguida, as instituições eleitas pela comissão avaliadora gravarão no estúdio Odoyá a faixa que irá compor o CD. Os CDs estarão disponíveis para venda no ICA no início de 2013. Vale ressaltar que o projeto “Cantos e Pontos” tem o acompanhamento da professora doutora Dalva Aleixo.
Os pontos cantados são cantigas, algumas com quase 100 anos, transmitidas oralmente nos terreiros e executadas pelos ogãs (instrumentistas que cantam e tocam as corimbas). “Aguardamos a confirmação das entidades umbandistas na participação do evento para que seja possível compartilhar o axé da umbanda e apreciar os talentos de nossos irmãos, valorizando nossa religião dentro da cultura popular brasileira”, salientou a gestora cultural do ICA, Júlia de Lucca.
•Serviço
Festival “Cantos e Pontos” no dia 22 de abril, das 14 às 19h, na sede do ICA (rua Albuquerque Lins, 6-24, Vila Falcão). Interessados em se apresentar no Festival devem se inscrever no evento até dia 18. Informações: (14) 9788-2564.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão