domingo, 22 de abril de 2012

As idéias Marxistas continuam formando quadros



Ideias de Marx seguem formando novos quadros

Passados 94 anos da Revolução Russa e 90 da fundação do antigo Partidão, legado de Marx continua na ordem do dia



Ayrton Maciel

Karl Marx vive. São 164 anos após a primeira publicação do Manifesto Comunista, 94 anos da Revolução Russa de 1917, 90 anos de fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) - em 25 de março - e 22 anos depois da queda do Muro de Berlim, que marca o fim da experiência comunista no leste da Europa, e Marx continua formando novos quadros e instigando a discussão entusiasmada de suas ideias.



O sonho da sociedade igualitária resiste e se reproduz em grupos de discussão que reúnem acadêmicos e militantes ideológicos. A crise atual do capitalismo na Europa e nos Estados Unidos - berço e centro financeiro - tem resgatado a releitura sobre as críticas de Marx ao capital e ao sistema e o debate sobre suas propostas para a transformação das relações de produção.



Um desses grupos de discussão, o Grupo de Estudos de Marxiano (Gemarx), nasceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Hoje, as discussões continuam – todas as segundas e sextas-feiras – na seccional de Pernambuco da União Brasileira de Escritores (UBE-PE), “Marx em Marx”, as correntes marxistas e o futuro da sociedade humana.



Com empolgação de iniciantes, dois professores aposentados, Délio Mendes - sociólogo e cientista político, da UFRPE - e Ivanilde Morais de Gusmão - filósofa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - transferem a novas gerações que se iniciam no marxismo as expectativas de um sistema que pretende levar a humanidade a uma vida mais justa, sem exploradores e explorados. “O capital está destruindo o homem do ponto de vista humano”, avalia Délio, um militante histórico do PCB, o Partidão.



Professora de sociologia, antropologia, economia, filosofia e metodologia na área de ciências sociais, na Ufal, Ivanilde Morais revela que o grupo está aberto a todas as pessoas, inclusive leigos que queiram “entender o mundo pela visão e compreensão de Marx”. Intitulando-se uma marxiana, termo que se aplica a quem estuda Marx por Marx (Marx em Marx), ou seja, fora das correntes marxistas (leninistas, trotskistas, stalinistas e outras), a professora é a autora do livro Um Caminho para Marx.



“Aqui, discutimos em cima dos textos de Marx a realidade social e o processo histórico de formação da própria sociedade”, diz Ivanilde, uma “estudiosa em Marx”.



Texto do Jornal do Comercio - Recife-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog