segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ucrânia quer recuperar territórios afetados pelo desastre de Chernobyl


Nicolai Azárov

O primeiro-ministro da Ucrânia, Nikolai Azárov, declarou nesta segunda-feira que é possível recuperar os territórios e cidades afetados pelo desastre da usina nuclear de Chernobyl, que completa 26 anos na próxima quinta-feira.



"Existem todos os fundamentos para devolver a vida a esses povoados, cidades e territórios", disse o chefe do governo ucraniano à imprensa durante uma visita ao Centro de Radiologia Médica de Kiev.



Azárov ressaltou que essa tarefa ajuda na criação de postos de trabalho, com o consequente aumento das receitas nos cofres do Estado. O primeiro-ministro lembrou que atualmente restam 31 localidades povoadas das mais de 2,5 mil que havia na área mais afetada pela catástrofe de Chernobyl.



Segundo avaliações oficiais, a explosão ocorrida na madrugada do dia 26 de abril de 1986 no quarto reator da central de Chernobyl espalhou até 200 toneladas de material com radioatividade de 50 milhões de curies, equivalente a 500 bombas atômicas como a lançada em Hiroshima.



A Ucrânia calculou em US$ 180 bilhões as perdas causadas pelo acidente na planta, produto de erros de projeto e de uma cadeia de erros durante testes no reator.



A explosão produziu uma nuvem radioativa que primeiro atingiu Belarus e continuou rumo à Escandinávia, Europa Central (principalmente Áustria e Alemanha) e Reino Unido, entre outros países.



Segundo cálculos de especialistas ucranianos, o acidente custou a vida de mais de 100 mil pessoas, embora organizações ambientalistas tenham elevado esse número para 200 mil.



A radiação continua afetando milhares de habitantes de Belarus, Ucrânia e Rússia, onde estão 70% dos quase 200 mil quilômetros quadrados de terrenos contaminados.






EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog