sexta-feira, 5 de abril de 2013

Central Unitária de Trabalhadores da Colômbia diz que recebe ameaças de grupo paramilitar




Central Unitária de Trabalhadores da Colômbia diz que recebe ameaças de grupo paramilitar

Internacional
Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - A Central Unitária de Trabalhadores (CUT) da Colômbia denunciou hoje (4), que vem recebendo ameaças do grupo paramilitar Los Rastrojos, um dos maiores do país. Em um comunicado a CUT informou que vários sindicatos locais foram ameaçados em um panfleto que circula por várias regiões no país.

O "aviso" distribuído pelos paramilitares ameaça 92 organizações sindicais, líderes políticos e sociais.  O comunicado enumera a ameaça por escrito como a de número 992, direcionada a "organizações sindicais e defensoras de direitos humanos e parlamentares de partidos de oposição".

Segundo a CUT, a maioria das organizações ameaçadas atuam em planos de proteção e apoio às vitimas do conflito armado, especialmente orientando-as quanto aos procedimentos para a reparação de danos e sobre seus direitos.

O comunicado também critica o tratamento dado pelo governo colombiano às ameaças recebidas. "O mais preocupante é o silêncio guardado pelas autoridades, já que nenhuma ação ou medida de proteção aos dirigentes sindicais foi tomada", diz o texto publicado no site da CUT.

Por último a organização foi enfática: "Exigimos do Estado colombiano e do presidente da República a proteção e garantia à vida e à integridade física das pessoas ameaçadas no panfleto". Los Rastrojos são considerados um dos maiores grupos paramilitares em atividade na Colômbia e controlam a produção e o tráfico de drogas em várias regiões colombianas.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog