sexta-feira, 5 de abril de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 5 de abril

Lucie Simplicem Camile Bemoist Desmoulins
Georges Jacques  Danton


Em 5 de abril de 1794 - Foram executados na Guilhotina os lideres da Revolução Francesa, Georges Danton e Camile Desmounlins.
Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga)
Em 5 de abril de 1889 - Nasceu o compositor brasileiro Ernesto Joaquim Maria dos Santos o Donga, autor do primeiro samba gravado na história da Música Popular Brasileiro.
Em 5 de abril de 1955 - A África do Sul deixava a Unesco alegando interferência em suas questões raciais.
Casal Rosemberg
Em 5 de abril de 1951 - O casal Rosemberg é condenado por espionagem pelos Estados Unidos da América

Em 5 de abril de 1968 -  A justiça brasileira proíbe o funcionamento da Frente Ampla, criada por Carlos Lacerda, João Goulart e Juscelino Kubitschek. Era um movimento para a restauração da democracia no Brasil.
Movimento da Primavera de Praga



Em 5 de abril de 1968 - O Movimento da Primavera de Praga, foi liderado por intelectuais do Partido Comunista Theco, interessados em promover grandes mudanças na estrutura política, econômica e social, Na Thecoslováquia. A proposta surpreendeu a sociedade theca, que soube das propostas reformistas dos intelectuais comunistas.
Karl Von Maria Spreli
Em 5 de abril de 1970 - Foi assassinado por guerrilheiros gualtematecos, o embaixador alemão Karl Von Spreli
Em 5 de abril de 1971 - Foi assassinado Devanir Jose de Carvalho, operário, fundador e dirigente do Movimento Revolucionário Tiradentes - MRT, pela equipe do DOPS/São Paulo, chefiada pelo delegado Fabio Lessa, na Rua Cruzeiro n.1111 no bairro do Tremembé - São Paulo.

Em 5 de abril de 1976 - O incidente em Tian'anemen, um protesto contra a repressão do regime chinês próximo ao final da Revolução Cultural, fato da Praça da Paz Celestial em Pequim.
Allen Gisberg




Em 5 de abril de 1997 - Faleceu o maior poeta norte americano do século XX, Allen Gisberg, filhos de pais comunistas.  Membro do Movimento da Geração Beat.
Em 5 de abril de 2000 - Faleceu Euclides Jose Teixeira Neto, advogado, criador de cabras, escritor brasileiro, que lutou pela Reforma Agrária um homem opositor ao Regime de 1964. Que militou no PCB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog