segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cuba é guia e inspiração para América Latina, afirma Daniel Ortega




Cuba é guia e inspiração para América Latina, afirma Daniel Ortega
Escrito por Camila Carduz

01 de enero de 2012, 08:19Manágua, 1 jan (Prensa Latina) Sem a Revolução Cubana provavelmente não existiriam os atuais processos de reencontro latino-americano a favor dos povos, disse o presidente Daniel Ortega, em mensagem pelo aniversário de 53 anos do triunfo desse feito emancipador.

A mensagem, divulgada nesta capital pelo Conselho de Comunicação e Cidadania, recorda que a vitória do dia 1 de janeiro de 1959 marcou o "início triunfal das revoluções latino-americanas e caribenhas" no século XX.

Cuba, assegurou o presidente nicaraguense, "é guia na busca do justo, do bom, do harmonioso, e principalmente na recuperação dessas qualidades na vida pessoal, familiar e social de nossos povos, que caminham com fé no ser humano e num melhor futuro possível".

Ortega destacou fortaleza moral, práticas solidárias, conquistas científicas e culturais, avanços em justiça social, dignidade, tenacidade e firmeza dessa nação caribenha e o exemplo pessoal de Fidel Castro e Raúl Castro.

Sem todo esse patrimônio, "provavelmente não existiriam hoje estes avanços em nossos processos de reencontro" com o nosso latino-americano, "com nosso valioso patrimônio ancestral, enquanto sabedoria e espírito indomável" dos povos, destacou.

Saudar e felicitar Cuba, "Bastião da Dignidade, da Resistência e das Campanhas Vitoriosas de Nossa América", é saudar-nos todos na dimensão transcendente da união, declarou o líder sandinista.

Para Ortega, esse exemplo frutifica na Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) e nas "revoluções, que hoje desafiamos com sucesso o império decadente e o sistema global do capitalismo selvagem e depredador".

"Há 53 anos desse caminhar de Cuba pelas largas alamedas, você Fidel, você Raúl, merecem honra, glória, respeito, reconhecimento" e têm o mérito de continuar na vanguarda dos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade nesta Nuestra América, onde agora a ALBA está feita de realidades, destacou.

A América Latina e o Caribe, resumiu, iniciamos 2012 em caminhos de unidade, solidariedade, complementariedade e desenvolvimento harmonioso, que devemos assumir com alegria, otimismo, confiança e esse "ânimo invencível de vitórias" vigentes na alma de nossos povos.

leg/mjm/cc









www.antiterroristas.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog