terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Faleceu em Paris Malam Bacai Sanhá, chefe de Estado da Guiné Bissau




Chefe de Estado da Guiné-Bissau Malam Bacai Sanhá morreu ontem de manhã num hospital da capital francesa


Fotografia: AFP
O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, de 64 anos, morreu ontem no hospital Val-de-Grâce, em Paris, anunciou uma fonte oficial da Presidência da República.
Malam Bacai Sanhá estava em Paris desde o final de Novembro de 2011, devido a problemas de saúde.
O desaparecimento do Presidente da República levanta preocupações de natureza política devido à frágil estabilidade do país.
Recentemente, o primeiro-ministro do país denunciou uma tentativa frustrada de golpe de Estado e houve conflitos militares em Bissau, que resultaram na detenção do Chefe do Estado-Maior da Armada, José Américo Bubo Na Tchuto.

Reacções





O Presidente português manifestou “profunda consternação” com a morte de Malam Bacai Sanhá, e apelou ao povo e às instituições da Guiné-Bissau para que dêem continuidade aos seus esforços na luta pela democracia.
Numa mensagem de condolências dirigida ao Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, Cavaco Silva manifestou o “mais profundo pesar” e “profunda consternação” pela morte do homólogo bissau-guineense. O estadista destacou que Malam Bacai Sanhá “deixa um legado de coragem pessoal na luta contra a doença e de determinação política na luta pelos valores da democracia, pela preservação do normal funcionamento das instituições e pelo respeito pela ordem constitucional da Guiné-Bissau”.
No documento, Cavaco Silva diz estar “seguro que o povo da Guiné-Bissau e as suas instituições, civis e militares, vão saber estar à altura deste legado e dar continuidade aos esforços na consolidação do caminho pacífico e democrático de desenvolvimento social e económico”. O ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, também lamentou a morte de “um grande amigo de Cabo Verde” e sublinhou que o Presidente Malam Bacai Sanhá “desempenhou bem as funções e manteve o equilíbrio” na Guiné-Bissau. O ministro dos Negócios Estrangeiros Jorge Borges afirmou que “o Governo de Cabo Verde ficou espantado com a morte do Presidente Malam Bacai Sanhá e lamenta o desaparecimento de uma personalidade histórica” e manifestou a esperança de que a morte de Malam Bacai Sanhá “não prejudique o clima político”.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana apelou ao “respeito pela normalidade democrática” e garantiu que o seu país vai estar representado nas cerimónias fúnebres.

Biografia

Eleito em 2009 para um mandato de cinco anos, Malam Bacai Sanhá, quarto Presidente da República do país, teve um mandato condicionado por problemas de saúde e frequentes internamentos, quer em Dacar quer em Paris. Malam Bacai Sanhá nasceu em Dar es Salam, (Empada, Quinara) a 5 de Maio de 1947. Militante activo do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Sanhá foi governador nas regiões de Gabú e Bafatá, antes de se tornar Presidente da Assembleia Nacional Popular, entre 1994 e 1998.
Em 1999 foi nomeado Presidente pela Junta Militar liderada por Ansumane Mané. Bacai Sanhá foi Presidente da Guiné-Bissau de 14 de Maio de 1999 a 17 de Fevereiro de 2000 e eleito em 28 de Junho de 2009, pelo PAIGC.







Copyright 2009 Jornal de Angola - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SAPO ANGOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog