domingo, 8 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 8 de janeiro de 1689 - Nasceu o filósofo iluminista francês, Charles Louis Secondat - Barão de Mosteusquieu, autor do livro o Espírito das leis (faleceu em 1755).


Em 8 de janeiro de 1867 - Nasceu Emily Greene Balchi, natural de Boston, socíóloga, escritora, pacifista, e sindicalista estadunidense. Prêmio Nobel  da Paz em 1946 - Presidente honorária internacional da Liga Feminina Internacional para a Paz e Liberdade.

Em 8 de janeiro de 1948 - A polícia invade e depreda as oficinas do jornal comunista Tribuna Popular, e foram presos 22 pessoas que trabalhavam nesta empresa. Depois foram as outras redações como, Hoje em São Paulo, O Movimento na Bahia, Folha do Povo de Recife, Jornal do Povo de Maceió entre outros.


Em 8 de janeiro de 1964 - Terminou vitoriosa a greve de 120 mil marítimos.


Em 8 de janeiro de 1965 - Ato no Teatro paramont em São Paulo em protesto contra a Lei de Imprensa decretada pela ditadura militar, no Brasil.


Em 8 de janeiro de 1973 - Em Pernambuco houve a chacina de seis militantes do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário - PCBR, pelo Doi-CODI.Foram presos, torturados, num trabalho do Cabo José Anselmo, vulgo Daniel.Foram mortos por um esquadrão chefiados pelo del. Sergio Paranhos Fleury. Os mortos foram, Pauline Reichustul, de 25 anos (natural da Checoslováquia), Jarbas Pereira Marques, Soledad Barret Viedma (natural do Paraguai), neta de um dos fundadores do Partido Comunista do Paraguai, José Manoel da Silva ex-cabo da marinha e perseguido pela ditadura, Eduardo Gomes da Silva era um estudante de agronomia da Universidade Federal da Bahia, vice presidete do Diretório Central de estudantes - DCE da UFBA,  e Evaldo Luis Ferreira, ex- marinheiro perseguido desde 1964.


Em 8 de janeiro  1979 - Dia Nacional da Cultura de Angola - Essa data foi criada após um discurso do Presidente Dr. Agostinho Neto, que também era poeta, e foi proferido na sua posse da Associação dos Escritores Angolanos - UEA, foi um discurso considerado programático e consensual, na qual até hoje refletem sobre o mesmo e a necessidade do impulso cultural angolano.

Em 8 de janeiro de 1912 - Fundação do Congresso Nacional Africano - CNA na África do Sul.


Em 8 de janeiro de 1973 - Nasceu o cantor e compositor norte -americano  Sean Paul.


Em 8 de janeiro de 1976 - Nasceu o cantor brasileiro Alexandre Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog