sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Deputada britânica negra teve que pedir desculpas aos brancos

"Reconheço que as pessoas tenham interpretado os meus comentários como uma generalização sobre os brancos", disse Diane Abbot



AP/Tim Hales Uma deputada britânica do partido Trabalhista foi hoje obrigada a apresentar desculpas por um comentário alegadamente racista contra os brancos feito numa rede social da Internet a propósito do julgamento pela morte de um jovem negro.

"Reconheço que as pessoas tenham interpretado os meus comentários como uma generalização sobre os brancos", afirmou Diane Abbot, desculpando-se por "qualquer ofensa causada".

Abbot, descendente de negros originários da Jamaica, disse na quarta-feira que "os brancos adoram usar a estratégia de 'dividir para reinar'", acrescentando: "Não devíamos jogar o jogo deles".

O tom foi classificado como "racista" por muitos na mesma rede social e criticado por políticos e pelo partido Trabalhista.


Comentário "estúpido e grosseiro"

O vice primeiro-ministro considerou o comentário como "estúpido e grosseiro" e o deputado conservador Nadhim Zahawi apelou para a demissão da deputada por falhar em "dar o exemplo".

O episódio aconteceu em ligação com o controverso julgamento dos autores do homicídio do jovem negro Stephen Lawrence em 1993 atribuída a motivos raciais.

Dois homens brancos foram condenados na quarta-feira a 14 e 15 anos de prisão, uma sentença inferior à máxima possível por na altura serem adolescentes.

O procurador-geral, Dominic Grieve, anunciou hoje que iria rever a sentença, que aplicada a um adulto implicaria pelo menos a 30 anos de prisão.

Palavras-chave Diane Abbot, deputada, Partido Trabalhista


http://aeiou.expresso.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog