terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

     Em 3 de janeiro de 1892 - Surgiu o Partido Revolucionário Cubano em Nova Iorque sob a liderança do poeta José Marti.

Em 3 de janeiro de 1898 - Nasceu Luis Carlos Prestes, político brasileiro, secretário geral do PCB - Partido Comunista Brasileiro. Natural de Porto Alegre, filho de Antonio Pereira Prestes (capitão do exército) e de dona Leocardia Felizardo Prestes (professora primária). Em 1904 mudou-se para o Rio de Janeiro para o tratamento de saúde de seu pai, que acaba falecendo em 1910. Prestes estudou em casa com a sua mãe até entrar na Escola Militar onde foi considerado aluno exemplar.Fez o curso de engenharia, física e matemática. Ao chegar a segundo tenente, tornou-se auxiliar de instrução na seção de engenharia da Escola Militar. Mas o seu destaque foi na persepção de uma necessidade social do povo brasileiro e encontra isto com os estudos do marxismo-leninismo. Organizou a Coluna Prestes, na qual teve o contato com a realidade do Brasil e da América Latina.

Em 3 de janeiro de 1930 - Getúlio Vargas foi empossado no Brasil, como chefe de governo provisório pela Junta Militar que depôs o ex-presidente Washington Luis.


Em 3 de janeiro de 1948 - Ocorreu a invasão policial na oficina grafica do jornal Diário Paulista Hoje do PCB. Que teve o seu jornal todo empastelado.


Em 3 de janeiro de 1951 - Nasceu Rosa Monteiro, escritora e jornalista espanhola

Em 3 de janeiro de 1960 - O militante comunista do PCP Partido Comunista Português, Álvaro Cunhal, foge da prisão do Forte de Peniche - Portugal.

Em 3 de janeiro de 1970 - O médico socialista Salvador Alende, toma posse na presidência do Chile.


Em 3 de janeiro de 1974 - Nasceu o rapper brasileiro MV Bill

Em 3 de janeiro de 1997 - Lionel Jospin, lider socialista francês, foi designado primeiro ministro da França e iniciou uma conversação com os comunistas para a formação de um governo de coalizão.


Em 3 de janeiro de 2009 - Faleceu Abu Zakaria - Al Jamal, militar palestino, lider do Hamas, aos 50 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog