sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Hoje 21 anos de democracia concretizada em Cabo Verde



Cabo Verde celebra hoje 21 anos de democracia, concretizada pela primeira eleição multipartidária a 13 de Janeiro de 1991 que marcou a viragem do rumo político do país e a entrada no poder do Movimento para a Democracia (MpD).



Com a independência contretizada a 5 de Julho 1975, o país foi inicialmente governado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que, a partir dos anos 80, após o rompimento como o governo da Guiné-Bissau, passou a denominar-se Partido Africano para a independência de Cabo Verde (PAICV).



O primeiro passo para a abertura política foi a revisão da constituição em 1990 que permitiu a realização das primeiras eleições livres. O MpD, que é hoje o maior partido da oposição, ganhou pela primeira vez as eleições legislativas, no dia 13 de Janeiro de 1991. Aquele partido esteve no poder durante os dez anos seguintes.



A transição do regime unipartidário para o multipartidário foi o marco histórico da vida política e social de Cabo Verde. O 13 de Janeiro passou a ser uma data de extrema importância para todos os cabo-verdianos, que desde então escolhem o seu governo de forma livre.



Em Janeiro de 2001 o PAICV retomou o poder. Deu-se assim a primeira alternância política no regime multipartiário. Foi reeleito em 2006 e mantém o poder até à data.



Nos actuais quadros de governação temos como Presidente da República o veterano pela luta da independência Pedro Pires e como primeiro-ministro, José Maria Neves, um dos mais jovens chefes de governo de África.



Cabo Verde é uma república democrática parlamentarista, com regime multipartidário com estabilidade política e social.



O país hoje está em festa e já estão em Cabo Verde o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, Eusébio e Mantorras para as comemorações na Cidade da Praia.

Hilda Teófilo@ e Mayra Fernandes

Contacto Produzido por PTC © 2011 Todos os direitos reservados

O SAPO é uma marca e um motor de busca criado na Universidade de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog