sábado, 7 de janeiro de 2012

2012 o ano de Xango





Camila Queiroz
camila.queiroz@redebahia.com.br

Este ano de 2012 será de Xangô. Para ajudá-lo na administração, o pai da justiça convidou as rainhas das águas salgadas e das águas doces, as iabás (orixás femininas) Iemanjá e Oxum, respectivamente, no intuito de amenizar a guerra e a grande quantidade de poder em si concentrada. É o que prevê a ialorixá Iara de Oxum, da associação Pássaro das Águas.

Política
“Este ano será de muita luta e ambição, muita guerra entre políticos querendo o poder”, afirma a mãe de santo. Segundo Iara de Oxum, devemos ficar muito atentos às necessidades do outro, já que Xangô cobra a justiça e olhar o irmão. “Infelizmente nossos governantes não vêem a necessidade do outro”, lamenta.

“O poder que vem aí, a ambição do homem, faz com que as pessoas não vejam o outro e queiram o poder”, prevê a ialorixá. Não é a toa que 2012 terá muita guerra entre os políticos. Afinal, os cidadãos elegerão aqueles que administrarão a esfera municipal em todo o país. E com a regência de Xangô neste ano, os políticos serão mais cobrados e a justiça deve ficar de olho no exercício do poder. Em relação às eleições municipais, ela preconiza: “sei que vai ser favorável ao governo”.

Segundo Iara de Oxum, de alguma forma, a presidente e os ministros vão estar mais atentos à corrupção. Serão verificados onde estão sendo gastos o dinheiro público e vai haver muita cobrança em relação ao poder público.

“O Estado vai passar por algumas modificações diante da cobrança. A justiça estará mais atenta à administração do dinheiro público. Xangô é da justiça e ele vai buscar a corrupção”, alerta a mãe de santo. E os políticos corruptos que tomem cuidado, pois o ano não será fácil para eles. “Vai começar a cair muito político”, prevê.

Que roupa usar na virada do ano?
Quem acredita na superstição das cores no final do ano, pode apostar no amarelo. Segundo a ialorixá Iara de Oxum, esta será a cor que que vai predominar em 2012. Além do amarelo, também haverá o vermelho e o branco. Estas cores, de acordo com a mãe de santo, são pela justiça de Xangô.

Caminhada
No dia 12 de fevereiro, será realizada a Caminhada da Pedra de Xangô. Nela, será pedido ao orixá um pouco de paz e muita misericórdia para os menos favorecidos, anuncia a mãe de santo Iara de Oxum.



Institucional
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog