sábado, 7 de janeiro de 2012

Começaram as festas na África do Sul pelo Centenário do Congresso African




Começaram festas na África do Sul por Centenário do Congresso African
Escrito por Erica Soares

Bloemfontein, África do Sul, 6 jan (Prensa Latina)

A África do Sul declarou hoje três dias de festa para as celebrações do Centenário do Partido do Congresso Nacional Africano (ANC), fundado em 8 de janeiro de 1912, como baluarte da luta contra o regime de segregação racial (apartheid).

A divisão racial entre a minoria branca dirigente e a maioria não branca, implantada por colonos ingleses e holandeses, esteve vigente na África do Sul até as primeiras eleições gerais de 1994 ganhadas então pelo ANC.

As festas começaram com um torneio de golf e a cerimônia final será no próximo domingo com a participação de 100 mil pessoas no estádio de Bloemfontein (centro), cidade que viu nascer o ANC.

Nesse dia o presidente Jacob Zuma acenderá a Luz do Centenário e falará ao povo sul-africano.

A organização formada há 100 anos nos levou à conquista da liberdade e que siga à frente do governo, nos dando esperança para o futuro ", disse na jornada inaugural a coordenadora nacional para as celebrações pela data, Baleka Mbete.

O lema dos festejos "Unidade na diversidade" refere-se ao projeto de construir uma nova nação, destacou Mbete.

Esta noite haverá uma vigília na igreja onde foi fundado o ANC como força integradora no continente africano e nos dias seguintes o povo será o principal protagonista de suas festas tradicionais.

Mais de 45 chefes de Estado e de Governo confirmaram sua presença e a cifra cresce igual que o interesse que cerca a data que marca o século de existência da organização.

O ANC espera também a presença do destacado lutador contra o regime do apartheid, Nelson Mandela, que vive em Qunu (sul), seu povado de infância, para onde se retirou pouco antes de cumprir os 93 anos, em julho passado.

Madiba, título honorífico como chefe de comunidade outorgado a Mandela por seu povo, não aparece em público devido a seu frágil estado de saúde.

Pela parte africana anunciaram sua assistência às cerimônias do ANC os presidentes de Botswana, Congo, Malauí, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Uganda, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué, bem como o rei de Lesoto.

Também está prevista a chegada do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, importantes delegações da Rússia e da China, bem como representantes de 80 partidos amigos do ANC.

rmh/smp/es









www.antiterroristas.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog