quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 4 de janeiro de 1839 - Nasceu o poeta brasileiro, Casemiro de Abreu.

Em 4 de janeiro de 1922 - Depois de organizar uma greve contra o aumento de impostos, Mahatma Gandhy, foi preso na India. Declarando-se culpado foi condenado a seis anos de prisão, cumpriu dois anos e foi solto em 1924.


Em 4 de janeiro de 1929 - Foi o encerramento do III Congresso do PCB, dentre as resoluções aprovadas destacam-se as seguintes atuação do PCB no âmbito sindical, contra a dominação imperialista e que BOC deveria ser uma organização de frente única dos trabalhadores sob a hegemonia do PCB.


Em 4 de janeiro de 1929 - Inicia-se o I Congresso Nacional da UJC, que havia sido fundada oficialmente em 1927.


Em 4 de janeiro de 1965 - O pintor Cândido Portinari entregou os painéis Guerra e Paz, para a sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.


Em 4 de janeiro de 1965 - Faleceu o poeta TS Eliot, poeta, modernista, dramaturgo e crítico britânico

Em 4 de janeiro de 1961 - Tivemos a repressão colonial portuguesa sobre o povo angolano
Hojé é o dia de lembrar os mártires da Repressão colonial.



Governante enaltece mártires da repressão colonial

Benguela - O vice-governador provincial de Benguela para a área Económica, Agostinho Estêvão Felizardo, ressaltou esta quarta-feira, nesta cidade, a importância histórica do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial, uma vez que inspirou os angolanos a acreditarem no êxito da luta em prol da liberdade do país.

O governante falava à imprensa, momentos após ter depositado uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no cemitério municipal da Camunda, nos arredores da cidade de Benguela, em acto de homenagem aos Heróis da Baixa de Kassanje, província de Malange.

Sublinhou que as comemorações alusivas a data permitem perpetuar a memória dos angolanos que mesmo perante uma forte repressão colonial acreditaram na vitória.

Para o vice-governador provincial, por esta razão vale relembrar os mártires que acreditaram naquela altura que seria possível acender uma chama que conduziria o povo à vitória.

De acordo com Agostinho Estêvão Felizardo, os homens que tiveram essas virtudes, apesar da repressão colonial portuguesa, são dignos de serem lembrados pela sociedade.

Participaram na romagem ao cemitério da Camunda o vice-governador provincial para área Política e Social, Eliseu Epalanga Domingos, o comandante local da Polícia Nacional, comissário António Maria Sita, administrador municipal de Benguela, Leopoldo Muhongo, directores e delegados provinciais de organismos públicos, deputados, autoridades tradicionais e políticos.

Entre as actividades para celebrar o 51º aniversário do Dia dos Mártires da Repressão Colonial, que decorre sob o lema ““Honremos os nossos heróis, promovendo o bem-estar de todos os angolanos”, destacam-se palestras, entrevistas, reportagens com várias personalidades, exposições fotográficas, entre outras.







© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Em 4 de janeiro de 1983 - Nasceu Manoela Latini Gavassi, natural de São Paulo, cantora Manu Gavassi, a nossa estrela que completa hoje 19 anos.

Em 4 de janeiro de 1988 - Faleceu o cartunista brasileiro Henfil, vítima da Aids, HIV ou Sida, contraiu a doença numa transfusão de sangue uma vez que era hemofílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog