quarta-feira, 14 de março de 2012

A Poesia no seu dia

Dia 14 de março dia Nacional da Poesia.

Um dia pra observar as ruas, e os seus personagens, um dia pra estabelecer o pensamento poético, um dia pra entender, que cada poesia é fruto de um sentimento.

As vezes escrevemos a poesia observando um filho que dorme. E tentamos entender o seu sonho. As vezes escrevemos uma poesia ao discordar do pensar estabelecido como algo natural, mas em que contrapomos ao gosto de um novo entendimento. Ou escrevemos uma poesia, acreditando numa ideologia política, religiosa, numa condição social, interessado em estabelecer uma identidade.

Escrever é deixar marcas no papel em branco, não apenas na ilusão de rabiscá-lo, mas de eternizar palavras em prosas e em versos, em métricas, em rimas, em trovas, em trevos, em grinaldas, em ramalhetes, falando de paz, de amizade, de amor, de sentimentos transportados do íntimos de cada poeta, mas que torna isto público. Ou seja é desnudar-se por inteiro..

A poesia é a flor das palavras, e alegria das crianças, e a revoada dos pássaros, numa tarde qualquer. É uma gênero de literatura, que mais encanta, que mas apaixona e proporciona compartilhamento, entre a obra declamada, ensenada, escrita, teatralizada.Ou seja um encantamento.

Lembrar das poesias é entender a ternura de grandes seres humanos, dotados do dom de fazer-me feliz, como Carlos Drumond de Andrade, Antonio Castro Alves, Walter Merlotto, Marcu Breseghello, Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Ferreira Gullar, Ana Cristiina Cesar, Luis Silva (CUTI), Miriam Alves, Jamu Minka, Solano Trindade, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Glauco Matoso, Ana Célia Silva, Vinícius de Morais, Antenor Antonio Gonçalves, Noel Rosa, Olavo Bilac,Claudio Willer, Patativa do Assaré, Roberto do Valle, Mafra Carboniéri , Mario Rezende da Mata, José Antonio de Souza, entre outros tantos, que tento prestigiar colocando seus versos, neste espaço.

Como diria Caetano Veloso, "Ser Feliz, o melhor lugar é ser feliz, o importante é ser feliz." A poesia é a causa e efeito da dor e da alegria, do viver feliz.


Manoel Messias Pereira
professor e poeta
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog