quinta-feira, 15 de março de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Gilberto Freyre

Em 15 de março de 1900 - Nasceu o sociólogo e antropólogo brasileiro Gilberto Freyre, autor de Casa Grande e Senzala.
Em 15 de março de 1920 a Liga Operária de São Jose de Além Paraiba e a recem formada Associação dos Operários da Leopoldina Railway, divulgou o manifesto reivindicando aumento salarial. Sendo que a diretoria da Estrada de Ferro naão atendeu. Iniciou-se uma grande paralisação. A ligth contratou maquinistas e foguistas emergentes que provocaram inumeros acidentes, levando a Federação dos Condutres de Veiculos do Rio de Janeiro a decretar Greve geral em apoio aos operários de Leopoldina.


Em 15 de março de 1937 - Decretada a intervenção no Distrito Federal - Rio de Janeiro. Decreto 1948 interrompendo por um ano o exercício da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


Paulo Paim






Em 15 de março de 1950 - Nasceu Paulo Paim , senador da República Federativa do Brasil, autor do Estatuto da Igualdade Racial.

Ém 15 de março de 1953 - nasceu Kumba Yalá, ex-presidente da Guiné - Bissau


Em 15 de março de 1968 - Atentado a bomba contra o consulado americano em São Paulo. O estudante Orlando Louvecchio Filho aos 22 anos, acabou ferindo-se e perdendo a perna.


Francisco Seiko Okana
francisco Emmanuel Penteado
Arnaldo Cardoso Rocha

Em 15 de março de 1973 - Agentes do CODI-DOI , em São Paulo, cercaram a rua Caquito, no bairro da Penha, e acabaram assassinando os três estudantes, acima todos da ALN - Ação Libertadora Nacional.


Em 15 de março de 1975 - Ocorreu a fusão entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.


Em 15 de março de 1980 - Faleceu o comunista brasileiro Otavio Brandão, fundador do PCB Partido Comunista do Brasil, que passou a ser PCB - Partido Comunista Brasileiro, pois a preposição (d+o) dava a ideia de que era extensão de um outro país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog