sexta-feira, 2 de março de 2012

Dia da Mulher angolana


Angop



Secretária-geral da OMA, Luzia Inglês







Luanda - O acto central do Dia da Mulher Angolana, 02 de Março, terá lugar hoje, sexta-feira, em acto político a acontecer na Cidadela Desportiva, em Luanda, em alusão aos 50 anos da fundação da OMA.



O encontro, que vai albergar mulheres de todos os estratos sociais, deverá ser orientado pelo vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida.



Entretanto, as jornadas comemorativas aos 50 anos da existência da OMA tiveram início no passado dia 18 na província do Uíge, sob orientação da secretária- geral da Organização, Luzia Inglês Van-Dúnem "Inga".



Para tal, foi concebido um vasto programa que está a decorrer em todo o país até ao fim do ano, que circunscreve actividades de índole política, social e cultural, mormente visitas a instituições públicas e colóquios, sob o lema "OMA-50 anos pela efectiva emancipação da mulher".



Estão também previstas visitas aos órgãos de comunicação social, centros materno-infantis e orfanatos, bem como uma opereta que vai retratar a história da OMA que constitui uma homenagem à organização nestes 50 anos de existência.



A OMA comemora 50 anos desde a sua fundação numa altura em que exemplos como Deolinda Rodrigues, Teresa Afonso, Engrácia dos Santos, Lucrécia Paím e outras anónimas continuam a inspirar a organização no seu objectivo de mobilizar e educar as mulheres para os ideais políticos do MPLA.



A organização da OMA tem evidenciado desde a sua fundação, em 1962, o importante contributo da mulher na defesa das liberdades e dos direitos civis, económicos, políticos, sociais e culturais do povo angolano e orgulha-se pelo facto de o MPLA ter sabido reconhecer e respeitar os direitos das mulheres.























© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog