domingo, 8 de abril de 2012

Pravda.RU - Cadernos com escolares e o retrato de Stalin



Federação Russa



Cadernos escolares com retrato de Stalin geram polêmica





Em Moscou têm aparecido à venda os cadernos escolares com uma foto do líder soviético Josef Stalin na capa, emitidos como parte de uma série intitulada " Os grandes nomes da Rússia ". Stalin é apresentado no retrato cerimonial em uniforme militar com todas as ordens e condecorações. As autoridades e líderes públicos estão condenando a iniciativa, mas nada podem fazer.



Os cadernos com o retrato de Stalin na capa apareceram nas livrarias juntamente aos outros, dedicados à Imperatriz Catarina II, o fundador do espaço prático, académico Serguei Korolev, o herói da Guerra Patriótica de 1812, o comandante Mikhail Kutuzov, o herói da Grande Guerra Patriótica de 1941- 1945, o mariscal Georgi Zhukov, o compositor Serguei Rakhmaninov, entre outros.



12

ShareVersão impressa Tamanho da Fonte Enviar para um amigoOs cadernos da série com imagem de Stalin não serão retirados da venda, disse à RIA Novosti o diretor da companhia fabricante Alt, Artem Bilan, apesar de terem provocado uma reação oficial negativa, particularmente por parte de alguns memros da Câmara Pública (órgão consultivo do presidente russo), que condenou a promoção do ditador. Em particular, um membro da CP, Sergei Volkov, disse à RIA Novosti que o aparecimento da imagem de Stalin nos cadernos podia ser equiparado à imagem de uma suástica.



O conhecido apresentador de TV, Nikolai Svanidze, conta que a imagem de Stalin em cadernos escolares é inválida por a criança poder aceitar Stalin como um herói. As autoridades de Moscou também reagiram negativamente. Mas o deputado da Assembleia da capital, Viktor Krugliakov, explicou que o controle sobre emissão dos cadernos está fora da competência do Ministério da Educação e Ciência. Segundo ele, no país não há uma lei que proíba o comércio da mercadoria com a imagem de Stalin.



"A Câmara Pública não é um órgão legislativo da Federação Russa, e expressa a opinião pessoal dos representantes da CP. E, acho, que é completamente contrária ao ponto da vista da maioria dos cidadãos russos, que há vários anos reconheceram Stalin uma das figuras mais destacadas da história da Rússia no âmbito do projeto de TV Grandes Nomes da Rússia, comentou Bilan.



De acordo com Bilan, esses cadernos é um produto de sucesso comercial e educacional, uma vez que dá sucintas, concisas e objetivas informações sobre o que era Stalin e porque entrou na história do país e o que fez para ele.



Na capa dedicada a Stalin são apresentadas as fotos, por exemplo, com imagem de um cartão de polícia czarista para Jósef Dzhugashvili, apelidado de "Koba". Há imagens de Stalin fotografado com Maxim Gorky e com lendário piloto Valeri Chkalov. Também há fotografias do Gulag com os prisioneiros e as torres de campo.



No ensaio aponta-se que Stalin era uma figura controversa, não apenas no âmbito da história da Rússia, mas também mundial. Fala-se das repressões de Stalin, que chamam-se de terror. Apresentam-se evidências de que durante o sua ditadura 640.000 pessoas foram mortas e cerca de dois milhões e meio presos no Gulag- um sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse ao regime da União Soviética. Além disso, reconhece-se que Stalin promoveu uma poderosa indústria, os sistemas de saude público e educação e transformou o Exército soviético em um dos mais fortes do mundo, capaz de vencer fascismo de Hitler.



A figura de Stalin se está tornando cada vez mais atrativa para juventude russa por falta de uma forte ideia nacional, é que tinha ele, conseguindo unir várias nações em uma força, capaz de realizar grandiosas tarefas,. Além disso, a geração que tinha sofrido as repressões da ditadura stalinista está saindo e como fala um provérbio russo o que " sai da vista, fica longe do coração".



A empresa Alt, fundada em 1998 é uma das principais fabricantes nacionais de produtos de papelaria.



Lyuba Lulko



Pravda. Ru








Acerca da Pravda.ruArquivoMapa do siteNotícias para exportaçãoPublicidadeCopyright © 1999-2012, «PRAVDA.Ru». No acto de reproduzir nossos materiais na íntegra ou em parte, deve fazer referência à PRAVDA.Ru As opiniões e pontos de vista dos autores nem sempre coincidem com os dos editores.



Nós entraremos em contato em redes sociais?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog