domingo, 8 de abril de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Artísticos, Sociais e Literários

Em 8 de abril de 1730 - Foi fundada a primeira sinagoga em Nova York, a Sherith Israel.

Em 8 de abril de 1887 - Nasceu Felicíssimo Cardoso, o general do "Petróleo é nosso", presidiu várias entidades como a "Liga anti-fascista da Tijuca", "Liga pela Emancipação Nacional" e o Centro de Defesa do Petróleo é nosso e da Economia Nacional.

Em 8 de abril de 1938 - Nasceu Kofi Annan - ex-secretário das Nações Unidas

Em 8 de abril de 1946 - Fundada a Universidade Federal da Bahia - UFBA



O governo britânico do Quénia declara culpado Jomo Kenyatta (1893?-1978).


Em 8 de abril de 1953 - Jomo Kenyatta é preso por liderar a revolta de Mau Mau, contra os brancos.
O governo britânico do Quénia declara culpado Jomo Kenyatta (1893?-1978), dirigente do movimento de independência do Quénia, de liderar as revoltas extremistas de Mau Mau contra os colonos brancos e o governo colonial.

Defensor da não violência e do conservadorismo, Jomo Kenyatta declarou-se inocente num julgamento carregado de cores políticas. Grande defensor da cultura queniana, escreveu com eloquência sobre a grave situação do seu povo sob o domínio inglês.

Participou levemente nas revoltas de Mau Mau, de 1952, acto pelo qual foi aprisionado durante nove anos juntamente com outros líderes nacionalistas. Após a sua libertação, em 1961, converteu-se em presidente da União Nacional Africana do Quénia, liderando as conversações com os Britânicos para a independência do Quénia e colaborando na elaboração da primeira Constituição do país. Em 1963, o Quénia tornou-se uma república independente da Grã-Bretanha.

Um ano mais tarde, Kenyatta foi eleito presidente, cargo a partir do qual contribuiu para a unificação e estabilização do país, atraindo o investimento estrangeiro, e preparando-o para a modernização e pacificação do Quénia. Continuou desenvolvendo este trabalho até a sua morte.


DeputadoFederal Vicente Paulo da Silva o Vicentinho

Em 8 de abril de 1956 - Nasceu Vicente Paulo da Silva o Vicentinho, deputado federal do PT - Partido dos Trabalhadores.





Dulce Pontes

Em 8 de abril de 1969 - Nasceu a cantora portuguesa Dulce Pontes







Pablo Picasso


Em 8 de abril de 1973 - Faleceu o pintor comunista Pablo Picasso, autor das célebres denúncias, das atrocidades cometidas pelos franquistas na Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Em 8 de abril de 1977 - O general nigeriano Olusegun Obasanjo é homenageado em Luanda, com título de cidadão honorário da República Popular de Angola.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog