quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tremor de 8,9 graus atinge a Ilha de Sumatra na Indonésia



Tremor de 8,9 graus atinge a Indonésia

Terremoto foi registrado na ilha de Sumatra.

Japão acompanha aprensivo






Um terremoto de magnitude 8,9 ocorreu nesta quarta-feira em frente à costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra, anunciaram as agências de geofísica da Indonésia e dos Estados Unidos, provocando um alerta de tsunami no Oceano Índico.



O tremor ocorreu às 8h38 GMT (5h38 de Brasília), a 33 km de profundidade e 450 km a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província homônima, informou o Instituto americano de Geofísica. O terremoto foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da AFP situado em Banda Aceh.



A ilha de Sumatra, situada ao nordeste do arquipélago indonésio, já havia registrado um tremor de magnitude 9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 22 mil mortos em uma dezena de países do sudeste da Ásia.



Reação em cadeia



O Centro americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou o estado de alerta para todo o Oceano Índico.



A Índia lançou um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar, situadas no Oceano Índico. As costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.



O Sri Lanka, um país insular localizado no Índico, ao sul da Índia, também disparou o alerta de tsunami. A Tailândia, por sua vez, ordenou evacuação da costa do mar de Andaman.









Portal do FuncionárioFacebookTwitterRSSPodcastBlogsCopyright © 2009-2011 Grupo Bandeirantes de Comunicação - band.com.br. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog