domingo, 1 de abril de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 01 de abril de 1680 - No Brasil, a metrópole portuguesa faz a carta acabando com a escravidão indígena, nesta colônia.

Em 01 de abril de 1898 - Nasceu o sociólogo francês,  Roger Bastides, que trabalhou na USP, e elaborou vários estudos sobre a cultura do negro brasileiro.
Moreira da Silva

Em 01 de abril de 1902 - Nasceu o cantor e compositor brasileiro Moreira da Silva (falecido)

Em 01 de abril de 1931 -É criado o CNE - Conselho Nacional da Educação, através do Decreto n.19850. Na República federativa do Brasil.


Guernica - no olhar do pintor Pablo Picasso
Em 1 de abril de 1939 - Final da Revolução Espanhola, na qual as forças de extrema direita, de General Franco, com apoio da Italia de Mussolini e Adolfo Hitler na Alemanha, massacra a resistência democrática, da UGT, CNT e dos militantes comunistas, que para lá deixaram o seu sangue pela liberdade e auto determinação do povo espanhol.

Jimmi Cliff


Em 01 de abril de 1948 - Nasceu o cantor jamaicano Jimmi Cliff, cujo o nome de batismo é James Chambers.

Em 01 de abril de 1964 - Fica implantado no Brasil, o estado ditatorial, graças ao golpe militar, fundamentado na Operação Brother Sam, num ultimato dado pelos Estados Unidos da América.


Em 01 de abril de 1964 - Os militares que golpeia o Estado democrático brasileiro, incendeiam a sede da UNE - União Brasileira dos estudantes. No Rio de Janeiro.


Em 01 de abril de 1980 - Luis Carlos Prestes, na carta aos Comunistas critica o CC-Comitê Central do PCB, e conclama os militantes do partido a sublevação contra a direção.


Em 01 de abril de 1987 - Nasceu a atriz Jenna Presley, natural de berkeley Heights em Nova Jersey


Olodum

Em 01 de abril de 2011 - O Grupo Olodum comemorou o lançamento da Edição em Português, da História Geral da África, um trabalho feito graças ao esforço do professor Valter Silvério da UFSCAR, e desta forma, o grupo apresentou na Rua do Pelourinho para os especialista da Unesco e para Vicent Defoumy, diretor da Unesco no Brasil. A apresentação contou com os alunos do Olodum.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog