terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As Aventuras de Tintim - Lançamento





Lançamento nos cinemas das aventuras de Tintim concretiza um antigo sonho dos fãs
Genial Steven Spielberg é o culpado pela transposição do herói das histórias em quadrinhos para as telonas

Comentários Compartilhe:4
Eduardo Tristão Girão - EM Cultura


Depois de uma espera de quase 30 anos, finalmente Tintim chega ao cinema, pelas mãos do diretor norte-americano Steven Spielberg. Em As aventuras de Tintim: o segredo do Licorne, que estreia sexta-feira no Brasil - já há sessões de pré-estreia em Belo Horizonte -, ele dá vida ao corajoso repórter criado pelo desenhista belga Hergé, de quem comprou a opção de direitos autorais sobre o personagem em 1983 (mesmo ano da morte do autor). A animação é baseada na espantosa fusão de tecnologia 3D com a técnica motion capture, que processa digitalmente movimentos de atores reais, usada também em Avatar.

Além de O segredo do Licorne, o roteiro é baseado em outras duas histórias do herói: O caranguejo das pinças de ouro e O tesouro de Rackham, o terrível. Na versão apresentada por Spielberg, Tintim passeia por uma feira e lá compra a miniatura do galeão Licorne, que, logo perceberá, guarda muitas histórias. Acompanhado pelo fiel cão Milu e pelo impagável capitão Haddock, o curioso repórter luta contra o vilão Ivan Ivanovitch Sakharin para se apossar de pergaminhos que, juntos, vão ajudar a solucionar um segredo do tempo dos piratas: um grande tesouro estaria no local onde o Licorne afundou.

O primeiro ponto a chamar a atenção na produção é a aparência dos personagens, cuja engenhosa construção os coloca entre humanos e bonecos. De fato, atores reais foram filmados e seus movimentos transformados em animação, base da técnica motion capture, nesse que é o primeiro trabalho do diretor na área de animação. Apesar de serem muito curiosos, esses seres híbridos representam com fidelidade os personagens originalmente criados por Hergé. Tintim continua de topete e calça de golfe; Milu é idêntico ao de antes; Haddock mantém a barba cerrada e a camisa azul com a âncora no peito.

Para interpretar Tintim, foi chamado Jamie Bell, revelado em Billie Elliot (2000). Andy Serkis rouba a cena como Haddock, o capitão que, apesar da experiência como velho lobo do mar, mostra-se muito atrapalhado. Movido a bebida alcóolica, ele oscila comicamente entre momentos de fragilidade emocional e extrema bravura. Ele é referência entre os atores que trabalham com motion capture, tendo trabalhado em filmes como O senhor dos anéis (como Gollum), King Kong (o próprio) e Planeta dos macacos - A origem (César).

Haja fôlego Levada ao cinema, a nova aventura de Tintim ganhou edição ágil e vertiginosas cenas de ação. Mesmo os trechos em que o foco está completamente voltado para o desenrolar de uma história ou diálogo, a imagem em 3D contribui para imprimir certo dinamismo durante os 107 minutos da animação. Isso pode desagradar os amantes mais conservadores da versão original em quadrinhos, mas certamente atrairá público mais jovem e confere fôlego renovado ao repórter, que completou 83 anos no mês passado. Spielberg anuncia que fará uma trilogia.

Saiba mais
Pelo mundo O personagem criado pelo belga Hergé rodou não só pela Europa, mas também Índia, Marrocos, China, Estados Unidos, Congo e muitos outros lugares. Nesse último país, a propósito, Tintim protagonizou história que causou polêmica por retratar a população local de maneira negativa - na época, o Congo era território belga. O embaraço causado pela publicação fez com que o autor se arrependesse e pedisse desculpas.

QUADRINHOS A Companhia das Letras lançou recentemente edição dupla de histórias de Tintim: O segredo do Licorne e O tesouro de Rackham, o terrível. É boa oportunidade para conferir o traço original de Hergé, que fez das aventuras do repórter um clássico das histórias em quadrinhos. São dezenas de títulos, além de adaptações para cinema, televisão (desenho animado) e teatro, principalmente.






Golden Globe Awards 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog