domingo, 15 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Pierre - Joseph Proudhon, tipógrafo, escritor, filósofo anarquista

Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu Pierre - Joseph Proudhon, natural de Besançon, filósofo anarquista, foi tipógrafo e escritor. Considerado um dos principais teóricos da doutrina Anarquista. Escreveu a Filosofia da Miséria.

Em 15 de janeiro de 1918 - Nasceu João Batista Figueredo, o último presidente militar, da Ditadura, que iniciou com o golpe de 1964. Atendendo aos anseios de Washington.


Karl Liebknecht - revolucionário marxista alemão
Rosa de Luxemburgo - lider revolucionária brutalmente assassinada

Em 15 de janeiro de 1919 - Foram assassinados os lideres comunistas, fundadores do Partido Comunista Alemão, Karl Liebknecht e Rosa de Luxemburgo. Assassinadados com requintes de torturas pelo governo social democrata alemão.


Martin Luther King Jr, pastor e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americano

Em 15 de janeiro de 1929 - Nasceu Martin Luther King Jr, natural de Atlanta, pastor, ativista dos Direitos Civis dos negros norte-americanos. Famoso pelo discurso eu tenho um sonho.Assassinado em 4 de abril de 1968.

Em 15 de janeiro de 1937 - Houve prisões e apreensões de materiais, devido a reaticulação da ANL, na Rua Caicó, n.98 no Jacarepaguá-RJ.


Em 15 de janeiro de 1970 - Muhammar Kadafi, foi proclamado primeiro ministro da Líbia.


Em 15 de janeiro de 1972 - Nasceu a atriz estadunidense Kobie Tai, natural de Taipei-Taiwan, cujo o nome de batismo é Carla Scott Carter.


Tancredo Neves - ex-presidente eleito do Brasil
Em 15 de janeiro de 1985 - Foi eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves, o primeiro presidente civíl após a ditadura militar, no Brasil.

Em 15 de janeiro de 1989 - O ministro brasileiro do setor econômico Mailson da Nobrega, lançou o Plano Verão e uma nova moeda no Brasil "O Cruzado", durante o governo de José Sarney.


Em 15 de janeiro de 2006 - Michelle Bachelet foi eleita a primeira mulher, no cargo de  presidente do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog