sábado, 14 de janeiro de 2012

Centenário de Jorge Amado vai iluminar 2012

Cultura


Centenário de Jorge Amado vai iluminar 2012
Uma ampla programação, que vai de exposição a tema de escola de samba, está prevista
Ubiratan Brasil/Agência Estado


(foto: Divulgação)O ano de 2012 será iluminado pela prosa solar e saudável de Jorge Amado. O motivo é a comemoração do centenário de nascimento do escritor baiano, que acontece no dia 10 de agosto - ele morreu em 2001, quatro dias antes de seu aniversário. Uma ampla programação, que vai de exposição a tema de escola de samba, está prevista para celebrar o autor de Gabriela Cravo e Canela, aquele que, no entender da escritora Ana Maria Machado, foi capaz de trazer para a ficção contribuições positivas da sociedade, como o interculturalismo, a miscigenação, o hibridismo cultural.

A nova presidenta da Academia Brasileira de Letras, aliás, pretende transformar a sede da centenária entidade em palco para a literatura do autor baiano. “Queremos fazer uma revisão crítica da obra de Jorge Amado e abrir possibilidades para que outros também façam isso no Brasil e no exterior. Vamos ver como ele é recebido hoje”, comentou.

Outro grande evento vai acontecer no Museu da Língua Portuguesa. Lá, em março, será aberta a exposição Jorge, Amado e Universal, que vai reunir manuscritos, fotos e objetos do escritor. “Queremos apresentar um panorama de Jorge Amado, ou seja, oferecer elementos que ajudarão o visitante a compor uma imagem desse autor”, conta Ana Helena Curti, coordenadora de curadoria, que vai contar ainda com Ilana Goldstein, consultora de conteúdo do projeto, e William Nacked, diretor coordenador. Todos terão o apoio da Fundação Casa de Jorge Amado, de Salvador, fiel mantenedora do acervo do romancista.

A exposição será interativa, ou seja, os visitantes vão dispor de sons e imagens - muitas delas acessadas pelo tato - que apresentarão aspectos da obra do autor de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Para isso, é a figura do próprio escritor que vai conduzir o público pelos corredores do Museu da Língua Portuguesa. O espaço físico vai ser criado por uma dupla de craques, Daniela Thomas e Felipe Tassara. “O objetivo é mostrar que Jorge continua atemporal, seja em seus escritos, seja em suas atuações políticas e sociais.”

A reedição da obra pela Companhia das Letras permite comprovar isso. Autora de um livro em que analisa a escrita amadiana (Romântico, Sedutor e Anarquista - Como e Por Que Ler Jorge Amado, lançado pela Objetiva), Ana Maria Machado defende a importância para a literatura nacional do romancista baiano, que fez a fusão amorosa entre o erudito e o popular, que erotizou a narrativa, que trouxe à tona questões sobre o não-sectarismo, a miscigenação, a luta contra o preconceito e contra a pseudo-erudição europeia.

Uma mistura tão heterogênea que explica o interesse da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, que prepara seu próximo desfile inspirado nos personagens de Amado. Ainda na mesma linha popular, também justifica a decisão da TV Globo em novamente adaptar Gabriela no formato de novela, agora com Juliana Paes como a sedutora morena, com estreia prevista para agosto. Já na outra vertente, Jorge Amado vai inspirar debates comandados por intelectuais. Em todas as searas, ele continua irresistível.






As festividades

JANEIRO
Instalação de totem informativo em Salvador e cidades baianas.

FEVEREIRO
O escritor será tema da escola de samba Imperatriz Leopoldinense; e O País do Carnavalserá tema de camarote do circuito Barra-Ondina.

MARÇO
Abertura da exposição Jorge, Amado e Universal, no Museu da Língua Portuguesa, São Paulo; Lançamento de Navegação de Cabotagem, edição especial ilustrada (Companhia das Letras).

MAIO
Lançamento de obra infanto- juvenil, selecionada por Heloísa Prieto (Companhia das Letras).

AGOSTO
Estreia nova versão de “Gabriela Cravo e Canela”, na TV Globo; “Jorge, Amado e Universal” chega ao Museu de Arte da Bahia; Lançamento de “Os Velhos Marinheiros”, em edição comemorativa (Companhia das Letras); Lançamento de “Jorge & Zélia”, correspondência organizada por João Jorge (Companhia das Letras); Curso sobre obra de Jorge Amado, em Salvador

SETEMBRO
Lançamento do livro” A Comida Baiana de Jorge Amado”, com palestra da autora Paloma Amado, em Salvador.

DEZEMBRO
Lançamento de caixa com “Capitães da Areia”, com DVD.

SEGUNDO SEMESTRE/2012
Estreiam as peças “O Sumiço da Santa”, direção de Fernando Guerreiro, e “Novos Capitães”, direção geral de Cecília Amado, Salvador; “Musical Gabriela, Cravo e Canela”, direção de João Falcão, no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog