terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Diplomata brasileiro e abolicionista Joaquim Nabuco

Em 17 de janeiro de 1910 - Faleceu em Washington, Joaquim  Nabuco, político, escritor, abolicionista e embaixador brasileiro.


Em 17 de janeiro de 1931 - Aconteceu a Marcha da Fome no Rio de Janeiro, convocada pelo Partido Comunista Brasileiro -PCB, que acabou sendo reprimida, pelas forças governamentais de Getúlio Vargas.


Em 17 de janeiro de 1958 - Nasceu a União Brasileira de Escritores, na fusão da associação Brasileira de escritores sessão de São Paulo e a Sociedade Paulista de Escritores.


Patrice Lumumba

Em 17 de janeiro de 1961 - Foi assassinado em Katanga, o dirigente do Congo, Patrice Lumumba, um dos principais nomes da Independência do País.


Em 17 de janeiro de 1964 - Nasceu Michelle Obama, a primeira dama dos Estados Unidos da América.


Obra de Tarsila
Tarsila do Amaral

Em 17 de janeiro de 1973 - Faleceu a artista plástica brasileira Tarsila do Amaral. Uma das principais estrelas da Semana de arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo-Capital, Brasil.

Manuel Fiel Filho

Em 17 de janeiro de 1976  - Faleceu na cadeia sob tortura no DOI-CODI de São Paulo, o operário e militante do PCB , Manuel Fiel Filho, gerando uma crise militar no governo da época.

Mbanza-Congo - Angola

Em 17 de janeiro de 1990 - Arqueólogos do mundo Bantu, reunidos em Libreville (Gabão), recomendaram a classificação da cidade de Mbanza Congo ( Angola) como patrimônio cultural da humanidade.

Em 17 de janeiro de 1996 - O parlamento europeu atribuiu o Prêmio Sakharov dos Direitos Humanos a antiga deputada turca Leyla Zana, detida numa prisão de Âncora, Turquia.


Bezerra da Silva

Em 17 de janeiro de 2005 - Faleceu o cantor brasileiro Bezerra da Silva, aos 77 anos de idade, no Rio de Janeiro.Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog