segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 9 de janeiro de 1908 - Nasceu Simone de Beauvoir, filósofa, feminista, escritora francesa, esposa do também professor e filósofo francês Jean Paul Sartre
Em 9 de janeiro de 1937 - Os presos políticos que estavam na prisão Maria Zélia em São Paulo-SP, publicaram um jornal, feito a mão chamado Liberdade.


Em 9 de janeiro de 1941 - Nasceu a cantora norte americana  Joan Baez, que interpretam canções latina-americanas, folks.

Em 9 de janeiro de 1951 - Foi inaugurado a sede da ONU - Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.

Em 9 de janeiro de 1952 - Nasceu Rigoberta Manchu, na Guatemala, precursora dos Direitos Humanos e prêmio Nobel da Paz em 1992.


Em 9 de janeiro de 1964 - As 17 horas, um grupo de aproximadamente duzentos estudantes, estavam na Zona do Canal do Panamá, ocupadas por militares americanos, em que viam a Bandeira dos Estados Unidos da América, tremulando. Os estudantes resolveram hastear a Bandeira do Panamá, incomodados pela presença americana naquele País. Foram autorizados seis estudantes entrarem, mas foram enxotados e zombados por um colégio dos filhos dos militares americanos, inclusive espancados. Com isto teve-se a intervenção do exercito e o resultado foi, 15 estudantes panamenhos mortos e 188 feridos.


Em 9 de janeiro de 1970 - Nasceu a cantora belga - Lara Fabian, conhecida no Brasil por suas músicas fazerem fundos das novelas brasileiras.

Em 9 de janeiro de 1993 - Nasceu a atriz e cantora norte-americana Ashley Argota

Em 9 de janeiro de 2004 - Faleceu Noberto Bobbio, jurista, político, escritor italiano de pensamento neo-liberal.


Em 9 de janeiro de 2005 - Mahamoud Abbas ou Abu Mazen é eleito presidente da Autoridade Palestina para substituir Yasser Arafat, falecido em novembro de 2004, em Paris-França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog