quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 5 de janeiro de 1907 - Foi promulgada no Brasil a Lei Adolpho Gordo, que autorizava a criação de Sindicato profissional e repremia os movimentos operários de São Paulo, no início do Século XX. Propunha entre outras coisas a expulsão dos estrangeiros envolvidos em greves. Desta forma foi expulso em 1907 132 estrangeiros e nos anos seguintes até 1921 foram 556 expulsões.

Em 5 de janeiro de 1943 - Faleceu o botânico afro-americano George Washington Carver, inventor, cientista , agrônomo.

Em 5 de janeiro de 1947 - Aconteceu o Grande Comício no Anhangabaú, organizado pelo PCB em São Paulo.


Em 5 de janeiro de 1947 - Luis Carlos Prestes, teve a sua prisão preventida decretada.


Em 5 de janeiro de 1966 - Aconteceu em Havana, a Conferência Tricontinental, que criou a organização de solidariedade para com os povos da Ásia, África e América Latina (OSPAAAL).


Em 5 de janeiro de 1972 - Foi baleado e preso o militante de esquerda, Hiroaki Torigoi, na Rua Albuquerque Lins, no Bairro Vila Buarque, levado para a sede da OBAN, foi torturado até a morte. A informações de que os torturadores Otávio Gonçalves Moreira Jr e "Amici", dialogaram no sentido de leva-lo a um hospital ou deixar a morrer ali mesmo. Dias depois os jornais noticiava a morte como ocorrido num tiroteio com a polícia.

Em 5 de janeiro de 1982 - A atriz Marília Pera, foi escolhida a melhor atriz de 1981, pela Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema, por sua atuação no filme "PIXOTE".

Em 5 de janeiro de 1983 - Marcelo Rubens Paiva, lançou o livro "Feliz Ano Velho" no qual ele narra a sua história e porque ficou paraplégico.



Em 5 de janeiro de 1984 - Comício pelas Diretas já em São Paulo.

Em 5 de janeiro de 2005 - A jornalista Florence Aubenas, do jornal francês Liberation, foi sequestrada no Iraque, raptada em Bagda juntamente com o seu guia Hussein Hanoun -al Saad. Libertada em 11/06/2005. Sobre o guia não temos informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog